×
Recursos de Análise

Visualização de dados

22 de September de 2014

Alguns dos recursos de análise de maior crescimento nos últimos anos estão relacionados a técnicas e ferramentas de visualização de dados. Trata-se de um um passo extremamente importante e inovador em relação aos relatórios, tabelas, e gráficos produzidos pelos sistemas de gestão do tipo Enterprise Resource Planning (ERP), planilhas eletrônicas e até mesmo sistemas baseados em abordagens mais tradicionais de plataformas de business intelligence (BI).

Quando utilizada de forma eficaz, ferramentas de visualização de dados tem implicações diretas em aumento da produtividade de analistas e executivos envolvidos em processos de tomada de decisão, bem como na melhor assertividade nas decisões tomadas como resultado da análise de dados.  Esses benefícios são percebidos de forma ainda mais acentuada em um cenário de big data.

O aumento da produtividade não está relacionado somente à rapidez na produção de conteúdo (modelos de análise, dashboards), mas especialmente à eficiência com que dados podem ser analisados e explorados com o uso desse tipo de ferramenta. As principais soluções disponíveis atualmente no mercado incorporam vários anos de pesquisa e descobertas importantes em ciência cognitiva. O resultado dessas pesquisas direciona o desenvolvimento de software de visualização indicando, por exemplo, como a informação deve ser formatada e apresentada. Esse direcionamento leva em consideração os avanços científicos no entendimento de como o ser humano percebe (por meio de seus sensores visuais) a informação, muitas vezes representada por volumes de dados impossíveis de tratar por meio dos métodos convencionais de BI.

Além de perceber de forma rápida e intuitiva a mensagem expressa em modelos de análise visual, as principais soluções de mercado implementam funções importantes de data discovery. Essa funções permitem que analistas e usuários de um modo geral realizem de forma interativa as atividades que compõem os dois níveis mais básicos de análise, de acordo com o framework do Gartner Group: descrição e diagnóstico. Essas ações incorporadas em uma mesma plataforma de análise proporcionam ao usuário uma experiência única e criativa na obtenção de respostas para as questões fundamentais para a gestão do seu negócio.

As ferramentas de análise visual têm evoluído sistematicamente no sentido de serem importantes instrumentos de gestão corporativa e de data discovery em áreas variadas do conhecimento humano. Essa evolução inclui a incorporação de inovações na área de storytelling, integração com soluções de mineração de dados, e plataformas de big data. Detalhes dessas novas funções serão apresentados em futuros artigos que devem ser publicados em breve neste espaço.