O Radar de Proavitidade de Mercado (ou simplesmente ProRadar) é uma solução analítica avançada de monitoramento de sinais de mercado, com captura e tratamento de informações estratégicas em várias dimensões, por exemplo: oferta (produtos e serviços) cadeia de valor (fornecedores, concorrentes, canais, agentes reguladores) e clientes (preferências e necessidades). Trata-se do estado-da-arte em inteligência competitiva para apoiar a construção de estratégias proativas de mercado.
Nesse sentido, o ProRadar (uma iniciativa do parceiro de negócio ProactiveBI) é um framework utilizado pelas empresas para identificar sinais de mercado que sejam relevantes para sua estratégica corporativa. Ele envolve diversos processos: (1) coleta de dados, (2) gerenciamento dos dados, (3), alertas, (4) visualização, (5) classificação automática de conteúdo (sinal/ruído), aprendizado de máquina, e (6) análise prescritiva. A arquitetura da solução é baseada nas APIs do Google Cloud e das principais redes sociais, além de frameworks para compreensão e processamento de linguagem natural (incluindo análise de sentimento e reconhecimento de entidades e padrões.
O ProRadar implementa cinco blocos de funcionalidades, quais sejam:
1. Keywords Analytics: para entender a relevância (baseada em frequência e alcance) de termos e palavras-chave mencionadas nas publicações em redes sociais;
2. Trends Analytics: para apresentar insights com base em tendências observadas (incluindo análise de sentimento) em buscas configuradas pelo cliente sobre temas de interesse da organização;
3. Social Tracking: para monitorar redes sociais de marcas e empresas de interesse do usuário ou empresa;
4. Quick Survey: para efetuar pesquisas rápidas com público e temas definidos de acordo com o interesse da organização, especialmente da área de marketing;
5. Alertas: para enviar mensagens via email com base em buscas efetuadas em portais de notícia para termos e palavras-chave definidos pelo usuário.