Existem inúmeras evidências de que, por mais que habilidades e ferramentas sejam relevantes nas organizações para impulsionar o uso de soluções e plataformas de inteligência de negócio, os dados serão cada vez mais o combustível e, em muitos casos, o oxigênio das organizações para esse fim. Nesse sentido, a Conjecto oferece aos seus clientes um conjunto de serviços especializados, coletivamente denominados de Conjecto Data Services (CDS) que envolvem a entrega de dados preparados, atualizados, e enriquecidos periodicamente (a partir de fontes públicas de dados) para servirem de base na construção de modelos analíticos.
Essas evidências (e junto com elas, o valor extraordinário do CDS, são corroboradas a partir dos seguintes fatos:
1. Dados serão cada vez mais fator de diferenciação (algoritmos e ferramentas tendem a se tornarem mais acessíveis);
2. Dados externos (públicos e privados) melhoram a assertividade dos modelos;
3. A capacidade de processar os dados e usá-los de maneira eficaz é restrita atualmente no mercado.
Com base no uso do CDS, é possível responder perguntas de forma fácil, prática, e assertiva, como por exemplo:
1. Qual o influência das variações no mercado de trabalho (saldo de emprego) na propensão de compra de um determinado produto ou serviço? Em que região geográfica essa influência é mais (ou menos) acentuada?
2. Existe alguma correlação entre o média de salário da população formalmente empregada e a inadimplência dos clientes de uma empresa que atua em áreas geográficas distintas do país?
3. Quais indicadores socieconômicos de uma cidade possuem maior correlação (positiva ou negativa) com a eficiência na venda de produtos e serviços de uma organização?
4. Existe alguma correlação entre o sentimento das pessoas que publicam mensagens e informações em redes sociais e a propensão de pagar uma dívida?
5. Quais os dados referentes ao padrão de consumo da população dos municípios brasileiros representam variáveis relevantes para modelos de análise preditiva aplicados as áreas de marketing e vendas?
Nesse sentido, o CDS está relacionado à subscrição para acesso aos dados preparados e enriquecidos a partir de diversas fontes públicas e privadas. Os dados disponíveis incluem: estoque e variação de emprego, perfil da administração pública dos municípios, dados demográficos das cidades, frota de automóveis, instituições financeiras, transferências da União para municípios, agência de Correios, cartórios, escolas e universidades, resultados do ENEM, IDHM, vôos no BR, anúncio de venda de carros, beneficiários de planos de saúde, equipamentos de saúde por município, resultados eleitorais, entre outros.
Os diagramas abaixo relacionam alguns dados que fazem parte do CDS e ajudam a responder perguntas como as indicadas acima. De fato, o uso de dados e fontes externas é limitado apenas pela criatividade e pela curiosidade do analista de dados e pelo seu conhecimento dos processos de negócio.