×

Método e Aplicação

Prever ou antecipar os eventos que vão acontecer no futuro é um exercício permanente de pessoas e organizações no sentido de tomar as melhores decisões no presente que lhes possa beneficiar em um tempo que ainda está por vir. Em várias áreas de conhecimento, a ciência evoluiu significativamente nas últimas décadas no sentido de prover instrumentos para a sociedade que possam antecipar, com razoável nível de precisão, eventos que incluem fenômenos da natureza da natureza em geral que influenciam decisões de milhares de pessoas diariamente.

Os avanços em métodos para definição de modelos estatísticos e aprendizagem de máquina proporcionam novas formas de prever o futuro a partir do conhecimento de fatos passados e de como determinadas variáveis influenciaram o resultado de um evento ou de uma ação específica. A proliferação e o acesso rápido e fácil a dados que caracterizam esses fatos tornaram esses métodos ainda mais precisos e sua aplicação cada vez frequente em diversos aspectos da vida moderna.

A velocidade com que novas soluções de ciência de dados são implementadas e todas as suas implicações para a sociedade moderna estão diretamente relacionadas ao benefício que essa tecnologia pode proporcionar para quem se dispõe a inovar em seus processos de análise de dados. Diversos estudos têm sido realizados para avaliar o potencial das tecnologias e métodos associados ao big data no desempenho corporativo.  O McKinsey Global Institute (MGI), por exemplo, afirma em uma de suas conhecidas publicações sobre o assunto, que o potencial de ganho na área de varejo é especialmente significativo, pois estima que a margem operacional de empresas desse setor pode ser incrementada em mais de 60%.

Se as aplicações analíticas no mundo corporativo têm apresentado extraordinários resultados, o setor público em todas as esferas de governo também traz enormes oportunidades para melhorar os processos de gestão de suas diversas instituições. Apenas na área de saúde pública dos EUA, o mesmo relatório do MGI estima o potencial ganho para o governo a partir do uso efetivo de soluções de data analytics em mais de US$ 300 milhões anuais.

Iniciativas de empresas e governo como as relatadas acima têm acontecido de forma cada vez mais frequente em todo o mundo. No Brasil, não será diferente. A corrida ao ouro (dados) para analisar o passado, prever o futuro, e tomar as melhores decisões seja para melhorar o desempenho de processos de negócio ou para aumentar o retorno dos investimentos públicos está apenas começando. Os resultados obtidos até agora não deixam dúvidas quanto ao valor do big data para a sociedade.