Umas das principais contribuições da Conjecto para os seus clientes está relacionada à implementação e deployment de modelos analíticos que melhoram a rentabilidade de suas operações, ajudam a realizar a realizar a estratégia do negócio, e aumentam significativamente a competitividade da organização. Esses modelos, construídos e testados a partir do uso de dados internos automaticamente coletados dos principais sistemas de gestão do mercado (incluindo plataformas de software ERP e CRM) constituem um conjunto de serviços denominados Conjecto Model Services (CMS).
A eficiência desses modelos é o resultado de quatro componentes essenciais em processos inteligentes de tomada de decisão que envolvem ciência de dados e, mais especificamente, métodos de análise preditiva (e.g., machine learning) e prescritiva (e.g., otimização): algoritmos, dados, interface e inovação.
Algoritmos: uso de algoritmos clássicos e novas soluções implementados em plataformas analíticas avançadas (e.g., Rulex, Carto) e recursos de linguagens de programação como R e Python; os modelos também fazem uso de simulação, otimização, e frameworks que incorporam funções cognitivas;
Dados: base de histórica de transações e eventos relevantes para os modelos; uso de bases externas públicas e privadas via Conjecto Data Services (CDS);
Interface: uso eficiente de APIs para integração com outras plataformas e para deployment dos modelos em produção;
Inovação: diversas iniciativas que usam o estado-da-arte em soluções analíticas avançadas; projeto e implementação de novos modelos de negócio.